Autor: Andrea Teichmann Vizzotto
A sociedade contemporânea é caracterizada pela dinâmica e rapidez de mudança. Uma consequência dessa rapidez é o fato de que nem o planejamento, a gestão urbana e tampouco a legislação conseguem acompanhar o ritmo das transformações territoriais, sendo importate a estruturação da Política Urbana por meio de diretrizes.
Uma delas é a que estabelece a justa distribuição dos ônus e benefícios decorrentes do processo de urbanização. Essa diretriz encontra-se "escondida" no texto legal desde o ano da edição da lei, havendo poucos trabalhos técnicos, acadêmicos ou práticos que concretizem essa diretriz. Adstrito apenas à justa distribuição dos ônus decorrentes do processo de urbanização, o texto busca analisar os conceitos essenciais de captura de mais-valias urbanas, de justiça social urbana e de solidariedade social como mecanismos de materialização da cidade justa.
Referência: VIZZOTTO, Andrea Teichmann. A cidade justa: a distribuição dos ônus decorrentes do processo de urbanização pela recuperação de mais-valias urbanas : interpretação e aplicação da diretriz de política urbana prevista no estatuto da cidade. São Paulo: Dialética, 2021.